O skate é pop!

No ultimo post você descobriu a história do skate e lá eu falei sobre a influência de diversos estilos musicais na vestimentas dos praticantes. E se você tem mais de 20 anos deve se lembrar bem o boom da chamada “street wear” entre os jovens no fim dos anos 80, durante os anos noventa e os anos 2000.

O impacto foi tão grande que é fácil ver ainda hoje diversas características nas roupas dos jovens de hoje em dia. Nas últimas décadas, foram muitas as marcas que surgiram no estilo, e trazendo as mais diversas peças para todos os diferentes públicos como a Element, DC, Vans, Volcon, Adio entre muitas outras. Nesse meio tempo grandes desenvolvedoras também embarcaram na onda e lançaram seus produtos para o esporte como é o caso das poderosas Adidas e Nike, com os modelos de tênis Superstar e Dunks que se tornariam célebres.

Acontece que até hoje “ser skatista” ou pelo menos usar o estilo continua a ser considerado “cool” pelos jovens, e muito pela influência  da música o público acaba se reciclando com frequência, mantendo-se sempre atual.

Vitor Pucinelli, adepto da cultura skate e do esporte fala um pouquinho sobre as suas influências.

Há quanto tempo, e por que começou a andar de skate?

Cara, faz muito tempo, fica até difícil falar uma data certa, mas foi durante a minha adolescência. Quanto ao que me fez querer andar, acho que foram além do jogo do Tony Hawk (Tony Hawk’s Pro Skater), as bandas que eu escutava na época que tinham uma pegada forte com o estilo e eu achava legal, tipo Korn, Rage Against The Machine, Deftones, Limp Bizkit e por aí vai.

Então você tem preferência pelo Nu Metal (estilo musical se grande influência no fim dos anos 90 e começo dos 2000)?

Também. Acontece que esse estilo mistura vários outros, como Rock e Hip-Hop e meio que por isso eu me senti atraído. Pensando agora, muitas dessas bandas aparecem no Tony Hawk, não sei nem dizer direito se o que me fez pegar no skate foi o jogo ou as músicas do jogo. É, acho que tá tudo interligado.

E o que você pega dos estilos musicais que você gosta para usar quando pratica?

Olha, não é bem quando eu pratico. Geralmente eu me visto assim normalmente, quando eu to em casa ou quando saio com amigos ou pra qualquer lugar. É um estilo mais despojado, mais largadão. Gosto de liberdade, sem muita coisa me apertando, por isso que eu tenho preferência por calças, bermudas e camisetas mais largas. Até pra andar de skate acaba sendo mais fácil.

De todas as peças, qual você destacaria como mais importante para um skatista?

Tudo é muito importante né, cada peça faz parte de quem somos, então é natural que seja uma diferente para cada um. Na minha opinião, os tênis são algo que fazem grande diferença, não só em questão visual mas também na prática mesmo, os modelos de solado reto dão mais aderência ao skate, é bem melhor para andar. Eu to tão acostumado com o ele que já nem uso aqueles comuns.

Por Thiago Caires

Sobre oesportedamoda

Somos um blog com vistas para a moda ligada a todo tipo de esporte. Somos, em primeiro lugar, amantes do Esporte e, com o intuito de explorar um novo ambiente dentro desse mundo, falaremos da Moda que permeia-o e integra-o.

Publicado em 5 de junho de 2012, em Entrevista, Imagem + texto. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

