A moda pedala nas bicicletas de estrada

Capacete essencial para pedalar com segurança, pode ser metalizado, mas é comum que seja de fibra de carbono. Por dentro almofadado para confortar a cabeça dos ciclistas. Esse custa R$489,00.

Vou falar de um esporte do qual tenho uma simpatia muito grande e que nunca sai da moda que é o ciclismo. Existem variações dessa modalidade que é bem versátil por conta dos terrenos que podem ser praticados. Na terra, existe o Mountain Bike, o Down Hill, o BMX. No asfalto, tem o ciclismo de estrada de velocidade, de resistência (que é o que eu vou falar neste post) e o urbano, para passeio ou com manobras radicais. Ainda há o de velocidade em pistas fechadas, chamados velódromos, geralmente em taco de madeira polido.

A roupa utilizada tem varias cores, dentro do mesmo estilo. O material de neopreme, aquele famoso dry-fit para escoar o suor e não acumular no corpo do atleta

O mais fascinante, na minha opinião é o ciclismo de estrada de resistência. São voltas dadas em uma região ou país, disputadas em equipes de até nove ciclistas e ganha quem fizer o menor tempo somado de todas as etapas percorridas. É de resistência porque em uma etapa se percorre de 150 a 210 km, em média por dia. Essas etapas demoram 4, 5, por vezes até 6 horas de esforço sem parar.

E enfrentam as condições mais adversas. Desde um sol forte à beira mar, passando por ventos laterais em planícies abertas, até chuva, frio em montanhas que eles tem que escalar, subindo e descendo até dois mil metros de variação de altitude.

As luvas são primordiais para quem fica cinco horas segurando no guidom. Normalmente ela acompanha a cor da camisa

Tem três principais provas conhecidas no mundo que acontecem quase que seguidamente: Giro d’Italia, Tour de France (a mais tradicional, importante e charmosa prova) e a Vuelta a España. Cada uma delas é disputadas em três semanas de competição, 21 estágios com dois dias de descanso, que normalmente acontece nas segundas-feira. Mais de 3.400 km em cada uma.

Atualmente está ocorrendo o Giro, que entrará na semana decisiva amanhã. Joaquin Olivier, da equipe Katusha, é o líder com 65h11min07 de tempo acumulado. 30 segundos depois vem Ryder Hesjedal e Ivan Basso, que já foi campeão desta prova, está em 3º.

Sapatilhas são arrojadas, muito bonitas, eficazes, por vezes vêm com tornozeleiras. Essa da imagem pode ser adquirida pela bagatela de R$1125,00!!!!!!!!

Como o assunto é moda esportiva falo dos aparatos necessários. A palavra aqui é aerodinâmica, tudo tem que ser pensado para vencer a barreira do ar. Os ciclistas utilizam um colete aderente ao peito, que geralmente vem na mesma peça que protege as pernas, com a parte interna das pernas almofadada para diminuir o desconforto do banco estreito. Por cima, vem uma camisa que tem um zíper na parte da frente, para ser aberto caso esteja muito calor. Há a sapatilha ultraleve que é fechada com velcro para não enroscar no pedal com travas na parte da sola para encaixar nos vãos do pedal vazado e não soltar em alta velocidade. Até se assemelha à chuteira de futebol. Não pode faltar o equipamento obrigatório que é o capacete para proteger a cabeça em caso de queda e as luvas para as mãos não ficarem tão calejadas de ficar segurando no guidom, mas vazadas nos dedos para ter aderência.

Por Juvenal Dias

Sobre oesportedamoda

Somos um blog com vistas para a moda ligada a todo tipo de esporte. Somos, em primeiro lugar, amantes do Esporte e, com o intuito de explorar um novo ambiente dentro desse mundo, falaremos da Moda que permeia-o e integra-o.

Publicado em 21 de maio de 2012, em Imagem + texto e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: