Armadura de batalha

Olá fiel leitor do O esporte da moda! Trago novamente ao blog um uniforme usado em outro esporte que não recebe a atenção merecida por estas bandas. Desta vez falaremos dos itens essenciais para prática do Rugby (Rúgbi).

Assim como quase todos os outros esportes criados pelos ingleses, o rugby ganhou o mundo e está presente em todos os continentes. Aí você se pergunta como o rugby ganhou o mundo? Eu nunca ouvi falar dele! Pois este é um dos esportes mais praticados e a Copa do Mundo é o terceiro evento esportivo de equipes com maior audiência da TV.

Na América do Sul, a grande potência são os nossos vizinhos argentinos, e nós infelizmente estamos bem atrás de muitos outros países. Apesar de pequenos, hoje existem campeonatos por todo o Brasil, inclusive um campeonato nacional.

Recentemente a seleção brasileira ganhou patrocínio da fabricante de Topper, passando a produzir todo o equipamento utilizado, que antes bancado pelos próprios jogadores.

O chapéu protege as orelhas dos jogadores que com a fricção durante o Scrum podem ser seriamente danificadas.

O uniforme do jogador de rugby não é muito elaborado, pois apesar de ser um esporte de alto contato físico (alguns podem chamar até de brutal) não conta com muitos itens de segurança, resultando em um visual muito mais limpo.

Basicamente, no Rugby são usadas as mesmas peças que um jogador de futebol comum necessita, ou seja, camiseta, bermuda, Coquilha ou shorte de compressão, meião e chuteira. Um dos únicos itens de proteção permitidos é o “Scrum Cap”, uma espécie de chapéu que protege as orelhas do atleta do “efeito couveflor”.

Agora, um dos itens mais icônicos são as camisas. Hoje em dia é muito comum ver times profissionais adotando modelos mais aproximados ao futebol, sendo um pouco mais apertadas e com manga curta, totalmente diferentes das primeiras versões.

No entanto, as vestimentas antigas e tradicionais que ainda são usadas por muitos times menores ou escolares (em países como Austrália, Nova Zelândia e África do Sul onde a pratica do esporte é muito mais corriqueira), são bem mais espaçosas do que a que vemos em competições como a copa do mundo.

Por Thiago Caires

Sobre oesportedamoda

Somos um blog com vistas para a moda ligada a todo tipo de esporte. Somos, em primeiro lugar, amantes do Esporte e, com o intuito de explorar um novo ambiente dentro desse mundo, falaremos da Moda que permeia-o e integra-o.

Publicado em 8 de abril de 2012, em Imagem + texto e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Olá Thiago,

    Só para conhecimento! Na categoria feminino Brasil é Octacampeão Sulamericano e vem ganhando terreno…

    Vida longa ao Rugby!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: