A moda e seu poder

A cultura do esporte sempre esteve ligada ao cotidiano das pessoas, desde as civilizações mais antigas, com relatos de maias até chineses. Com a indústria cultural, surge a necessidade de consumo, que logo atinge esse segmento da sociedade. Na Europa e nos Estados Unidos surgem marcas de roupas que tinham por objetivo fazer calçados mais confortáveis para os atletas e que foram se desenvolvendo em outras vertentes, como camisetas, shorts, meias, agasalhos e, hoje, há uma linha completa para cada tipo de esporte.

A quantidade de marcas e diversidades de produtos oferecidos permite a quem quer praticar alguma modalidade ou apenas ter um estilo mais confortável é infinita. Varia desde as marcas mais conhecidas como Nike, Adidas, Puma, Reebok, Umbro, Mizuno, Fila, Olympikus até as menos famosas como Lotto, Kappa, Penalty, Topper, Wilson, Everlast, New Era, And 1, FlexFit, Babolat. Os produtos vão de camisa, camisetas até relógio e mochila. A quantidade de lojas especializadas também tem aumentado, tanto fisicamente como na internet. Centauro, NetShoes, Procópio, Decathlon, Roxos e Doentes, Paquetá Esportes são os principais exemplos.

Na Europa, já é comum os clubes produzirem artigos que ajudam na geração de renda e, como suas marcas são consolidadas, conseguem exportar para mercados importantes como o asiático ou da América Latina. Os clubes brasileiros recentemente têm seguido esse exemplo e transformado suas marcas em produtos rentáveis e criado lojas para vendê-los.

Enfim, essa é uma demonstração do poder que esse segmento da moda tem e exerce na cultura atual. Definitivamente é um mercado extremamente lucrativo.

Por Juvenal Dias

Sobre oesportedamoda

Somos um blog com vistas para a moda ligada a todo tipo de esporte. Somos, em primeiro lugar, amantes do Esporte e, com o intuito de explorar um novo ambiente dentro desse mundo, falaremos da Moda que permeia-o e integra-o.

Publicado em 17 de março de 2012, em Texto e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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